EMENTA DAS MESAS DE APRESENTAÇÃO

01. Sociedade e Cultura Contemporâneas

A proposta deste grupo é abrigar trabalhos que desenvolvam investigações a respeito da cultura e do poder levando em conta os processos de socialização em suas singularidades ou pluralidades. O objetivo é contemplar discussões sobre os sentidos públicos de fenômenos culturais, de esquemas de reprodução e de redefinições práticas e ideológicas na esfera da cultura. Portanto, este grupo temático receberá estudos que apontem para os diversos aspectos da dinâmica de produção cultural e também para os processos de legitimação de determinadas soluções simbólicas – em detrimento de outras.


02. Sociedade Industrial: processos e teorias sociais

Este grupo visa acolher trabalhos que enfoquem temas relativos à organização social dentro do registro da modernidade e dos moldes industriais. O objetivo desta linha é abarcar investigações que discutam as principais teorias sociológicas sobre os processos característicos deste momento e, igualmente, estudos que reflitam sobre os contextos em que tais teorias foram forjadas. Por outro lado, aqui também serão incluídas pesquisas que identifiquem, descrevam ou classifiquem as mudanças nas dimensões sociais, culturais, políticas e econômicas características do processo de modernização.


03.Educação e Ciências Sociais

Esta linha de investigação se dedica às questões educacionais e suas relações com as esferas da sociedade (cultura, política, economia). Por ser a área de atuação da licenciatura se destaca o papel e a presença do ensino de sociologia e das ciências sociais na educação básica (história e atualidade).


04. Filosofia, História e Teoria Social

O grupo pretende criar um espaço para o debate de trabalhos que investigam temas referidos às realidades política e social. Sob tal título, poderão ser reunidas tanto as ênfases dadas por estudos e pesquisas sobre teorias clássicas e contemporâneas dos pensamentos epistemológico, político e sociológico quanto os exames propostos por trabalhos relativos à interface entre filosofia, história e teoria social crítica. Dessa forma, portanto, o grupo foi concebido para congregar análises normativas e reflexões críticas sobre teorias políticas e sociais, bem como discussões sobre as fronteiras entre tais teorias e outras áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário